Qual a maneira correta de descongelar uma carne? Mein Haus

É fato sabido que existem uma infinidade de regras quando o assunto é manuseio de alimentos e assuntos similares. Mas, na correria do dia a dia nem todas as pessoas acabam respeitando isso, pois como dizem por aí o tempo vale dinheiro. E por causa da falta do mesmo, acabam fazendo as coisas na pressa. Hoje, vamos ensinar aqui no blog da Mein Haus como descongelar uma carne.

Corte Correta Carnes

O SEGREDO.

Não tem muito mistério na realidade, viu?! Mas, precisamos ficar atentos aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Geralmente quando vamos preparar o almoço ou até mesmo um churrasco mais elaborado, nós deixamos para descongelar a carne principal no máximo uma hora antes do preparo. Essa é a maneira mais tradicional, porém, incorreta. 

  • Ao descongelar sua carne direto na água numa bacia, por exemplo, você perde boa parte das vitaminas que o alimento lhe oferece e ao mesmo tempo vai gradativamente perdendo o sabor da carne. Quanto mais tempo ela ficar ali descongelando, menos nutritiva e saborosa o corte vai ficar. 
  • Se você optar pelo microondas a situação é bem parecida, e em alguns casos até pior. Não é novidade para ninguém que este eletrodoméstico é super forte e pode causar doenças no longo prazo. Mas, pensando no agora, quando você descongelar uma carne no microondas automaticamente você vai cozinhando a carne antes da hora e isto não é o correto. 

Mas afinal qual é o segredo? O segredo é descongelar a carne bem devagar, de uma forma que ela seja submetida à baixas temperaturas, próximas do seu estado original. Ou seja, tire do congelador e coloque o produto na geladeira pelo menos 24 horas antes do seu preparo. Se você estiver pensando em fazer um corte muito grande, será necessário pelo menos 2 dias na geladeira. 

Desta forma você evita que a carne perca seus líquidos, deixando ela macia e saborosa. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o descongelamento de alimentos deve ser feito em condições de refrigeração, com uma temperatura inferior a 5ºC. Sendo assim, o segredo é este! Combinado? 

Preparação e Tempero

ÓRGÃOS COMPETENTES ALERTAM.

O Ministério da Saúde adverte que descongelar carnes da maneira incorreta pode causar doenças e em casos mais extremos causar a morte. Informações extraídas do próprio ministério afirmam que a ingestão de comida contaminada resultou na morte de mais de 100 pessoas em nosso país nos últimos 10 anos. O número pode até ser baixo levando em conta o tamanho do Brasil, mas em contrapartida tivemos mais de 120 mil casos de pessoas doente e deste total, 38.8% ocorreu pela ingestão de comida contaminada na própria residência após má conservação, congelamento ou descongelamento. 

Vamos ficar atentos, pessoal! Saúde é coisa séria. Uma vida vale muito mais do que o nosso tempo e essa correria do dia a dia. Então, vamos nos policiar para sempre descongelar a carne da maneira correta pelo menos 1 dia antes.

BUSCANDO PRATICIDADE?

Para quem está buscando pela excelência em carnes e quer evitar todo este trabalho nós da Mein Haus Churrascaria disponibilizamos de cinco maneiras para você desfrutar do nosso cardápio, entre elas: 

  • Retirada no Balcão;
  • Consumo na Churrascaria (Open Food ou À La Carte);
  • Televendas via 48 3241-4739 entregando na sua casa;
  • Delivery via pedidos.churrascariameinhaus.com.br;
  • Através do App iFood no seu celular. 

O que está esperando? Vem pra Mein Haus 🙂

Estamos no WhatsApp! Clique aqui para reservar sua mesa na Mein Haus.

Gostou? Compratilhe ;)

Veja também...